sábado, 15 de outubro de 2011

Olha aí: o enriquecimento via especulação tá na mira do povão (europeu)

NOVA YORK - Manifestantes estão tomando as ruas de capitais ao redor do mundo, neste sábado, para protestar contra a "ganância corporativa" e os cortes orçamentários realizados por distintos governos.
Organizadores preveem marchas em até 951 cidades de 82 países, em todos os continentes, inspiradas no movimento Ocupe Wall Street, iniciado em Nova York (EUA).
O objetivo, dizem, é neste 15 de outubro "unir nossa voz e dizer aos políticos e às elites financeira que cabe a nós, o povo, decidir nosso futuro", segundo o site da organização, 15october.net. Centenas de pessoas já protestaram em cidades do Japão, da Austrália e da Nova Zelândia.
Em Sydney, as ruas diante do Banco Central da Austrália foram tomadas por cerca de 2 mil manifestantes, entre representantes aborígenes, sindicalistas e comunistas, segundo a agência Reuters. Em Taipei (Taiwan), onde manifestações do tipo são raras, cerca de cem pessoas se reuniram para criticar a má distribuição de riquezas.
Grandes cidades europeias, como Londres, Roma, Estocolmo e Frankfurt, também são palco de protestos neste sábdo. Na capital italiana, carros foram incendiados e lojas quebradas. 
Em São Paulo, a chuva desanimou a concentração do movimento "Democracia Real Já", reunindo apenas 70 pessoas no final da manhã no Largo São Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário