quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ALGUNS TRECHOS DO LIVRO "A MOSCA AZUL" DE FREI BETTO

Pág. 52: .. DE INÍCIO IDEALIZEI O POVO, PORTADOR DE PROMESSAS DIVINAS E REVOLUCIONÁRIAS, ESSA GENTE POBRE, GENEROSA, SOLIDÁRIA, ARTÍFICE DO MUNDO NOVO, ESSA COLETIVIDADE ALTRUÍSTA, A MASSA, SUJEITOS E BENEFICIÁRIOS DA RADICAL TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE; DEPOIS ME DECEPCIONEI, HAVIA ALI TAMBÉM VIRTUDES E DEFEITOS, HONESTIDADE E MALANDRAGEM, SOLIDARIEDADE E OPORTUNISMO; E EM SEGUIDA ME DEI CONTA DE QUE O POVO É, COMO TODOS NÓS, RESULTADO DESSA ESTRUTURA SOCIAL CONFLITIVA E DESIGUAL, ONDE SE RESPIRAM PRECONCEITOS E SE PRATICA DISCRIMINAÇÃO.

Pág. 96: ORA, O PODER NÃO MUDA AS PESSOAS, FAZ COM QUE MANIFESTEM A VERDADEIRA FACE.

Pág. 102: COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DO SÉCULO XIX, A PRODUÇÃO EM SÉRIE EXIGIU MOTIVAÇÃO PARA O CONSUMO, OS BENS DEIXARAM DE TER APENAS VALOR DE USO, PASSARAM A TER, SOBRETUDO, VALOR DE TROCA. A DESCOBERTA DA ELETRICIDADE E O APRIMORAMENTO DE MÁQUINAS CAPAZES DE MULTIPLICAR EM GRANDE ESCALA O MESMO PRODUTO POSSIBILITARAM À INDÚSTRIA PRODUZIR, NÃO APENAS EM FUNÇÃO DE NECESSIDADES HUMANAS, MAS DE OLHO NO AUMENTO MÁXIMO DO LUCRO. AO DEIXAR DE VISAR ESTRITAMENTE AS NECESSIDADES DOS CONSUMIDORES, O MERCADO TORNOU-SE UM FIM EM SI MESMO. AMPLIOU-SE A OFERTA DE PRODUTOS SUPÉRFLUOS -  O QUE PASSOU A EXIGIR MAIOR EMPENHO PUBLICITÁRIO, DE MODO A TORNAR, AOS OLHOS DO CONSUMIDOR, O SUPÉRFLUO NECESSÁRIO. COMO CONSTATARA EPICURO NO SÉCULO IV a.C., “NADA É BASTANTE PARA QUEM CONSIDERA POUCO O QUE É SUFICIENTE”. O EXCEDENTE DA PRODUÇÃO E A MERCADORIA SUPÉRFLUA ENCONTRARAM NA PUBLICIDADE A ALAVANCA DE QUE NECESSITAVAM PARA INDUZIR A POPULAÇÃO A COMPRAR MAIS DO QUE PRECISA E CONSIDERAR IMPRESCINDÍVEL O QUE, A RIGOR, É SUPÉRFLUO E ATÉ MESMO PROJUDICIAL À SAÚDE, COMO ALIMENTOS RICOS EM AÇUCARES E GORDURA SATURADA.


Continuo depois  .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário