Para mim andar pelos gabinetes de Juízes é um desperdício, por que na minha concepção o andamento dos processos judiciais deveria acontecer naturalmente, sem ter que necessitar de 'meu' pedido pessoal para que isso aconteça. E não se diga que é impossível, pois é assim na justiça do trabalho.
Mas, como a realidade é essa, fui.
É impossível que a justiça estadual de primeiro grau funcione. Começa com o horário: 12 as 19 hs. O pessoal chega as 12:10, 12:20, 12:30 (fora as exceções, claro). Daí tem a primeira meia hora para colocar as 'informações em dia', saber como está isso, como está aquilo, etc. As 13 hs considero que já estejam a postos com algum trabalho para fazer. Nas ante salas de Juízes é um ENTRA E SAI ENTRA E SAI que eu não sei como é que algum daqueles servidores consegue trabalhar. Bom, já chegamos as 15hs. Daí vem a hora do 'lanchinho'. É um tal de vai e vem dos gabinetes e cartórios para a lanchonete que chega a chamar a atenção.
Depois do lanchinho tem o toilette (urinar, escovar os dentes, passar fio dental, um creme nas mãos). Voltamos para o gabinete. Já é 15:30 hs. Daí começa o segundo tempo do expediente: mais entra e sai nas assessorias.
Daí é telefone tocando - e mais os celulares também - é Advogado solicitando ver um processo, é parte explicando DE NOVO por que tem esperança de que seu processo ande mais rápido e chegue ao final ...
Isso para não falar de Juízes.
Com os processos que tramitam em BC (inéditos na maior parte do Brasil, e volumozíssimos), é IMPOSSÍVEL UM JUIZ OU JUÍZA CONSEGUIR DAR UMA SENTENÇA POR DIA, lá, no seu gabinete. Não somente pelo volume e pela complexidade da causa - que exige calma, estudo, reflexão, silêncio ..., mas também porque ele tem que se dividir entre DESPACHOS, AUDIÊNCIAS e outros atos próprios de sua função. Ele também tem direito ao lanchinho, ao toilette e etc. Hoje, numa das Varas em que solicitei atenção para alguns processos, havia 5 assessores (que eu ví) e mais o Juiz. O aspecto estético é CAÓTICO, pois tem pilha de processos até no parapeito interno das janelas. Pode?
Os Juízes cooperadores - aqueles que são destacados para auxiliar, aqui e acolá, os juízes titulares - além de ser em número insuficiente, são deslocados até para outras comarcas.
Ah! Só para não esquecer: lá pelas 17:30, 18:00, 18:30 já tem gente indo para casa.
E N T Ã O .....
MEUS CAROS 36 SEGUIDORES: O SISTEMA NÃO PERMITE NADA MELHOR!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário