Já pensou? A quase totalidade dos brasileiros e brasileiras está de folga hoje, com exceção, é claro, daqueles milhares e milhares que trabalharam. A regra, todavia, é o feriado.
Fiquei me perguntando PARA QUE ESSES FERIADOS? O QUE REALMENTE SIGNIFICAM? E fui pesquisar.
A origem tem a ver com as festividades realizadas na antiguidade, na Grécia, quando festejavam seus deuses. Em Roma estão relacionados às festas nas casas da elite local (que normalmente acabavam em orgias).
Depois as religiões dominantes estabeleceram seus feriados religiosos a propósito de fortalecer a fé.
Os feriados nacionais têm origem na legislação. Veja-se por exemplo o Decreto 155/B - de 14 de janeiro de 1890 que determinou fossem guardados como feriados os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 3 de maio, 15 de maio, 14 de julho, 7 de setembro, 12 de outubro, e 15 de novembro, datas cívicas e históricas e, o dia 2 de novembro que sendo de conotação religiosa, tinha amplo alcance social e importava em comoção pública.
Esse decreto está revogado e o feriado do dia 7 de setembro foi então oficializado pela Lei 662 de 06/04/1949 que "Declara Feriados Nacionais os Dias 1º de Janeiro, 1º de Maio, 7 de Setembro, 15 de Novembro e 25 de Dezembro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário