domingo, 14 de agosto de 2011

O QUE ESTÁ ERRADO?

As últimas notícias me dizem que NO BRASIL HÁ 30.546 CRIANÇAS VIVENDO EM ABRIGOS.

E diz também que desse total, HÁ 4.760 PRONTOS PARA ADOÇÃO.

Ou seja, temos 25.789 crianças vivendo em abrigos que NÃO ESTÃO PRONTOS PARA A ADOÇÃO.

E a notícia ainda diz: HÁ NO BRASIL 27.264 CANDIDATOS A ADOTAR.

O que isso significa? Para mim que tenho uma experiência diária de mais de 18 anos nessa área (sou fundadora da Casa da Criança e nela atuo diariamente), SEI que há MAIS crianças ABRIGADAS do que crianças para ADOTAR, isso porque, o GRANDE DRAMA é a POBREZA DA FAMÍLIA DESSAS CRIANÇAS.
A pobreza não é motivo para DESTITUIR OS PAIS DO PODER FAMILIAR. Ocorre que essa destituição acaba acontecendo porque o processo judicial DEMORA e nessa DEMORA aqueles pais pobres (normalmente só a mãe) NÃO TEM FORÇAS PARA LUTAR e muitas vezes recebem defesas discutíveis e .... pronto, vem uma sentença tirando o poder familiar daquelas crianças.
Essa realidade ainda conta com o APOIO DISFARÇADO DA MAIORIA DAS PESSOAS QUE ATUAM NESSA ÁREA PORQUE TENDEM A CULPAR A MÃE, SEMPRE POBRE, AS VEZES VICIADA, AS VEZES PROSTITUTA, OU TUDO ISSO JUNTO porque não "dá conta de criar seus filhos".

Eu represento a CASA DA CRIANÇA no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Balneário Camboriú, SC, Brasil e estou questionando essa realidade.

Há dinheiro público sendo investido para PROMOVER A CAPACIDADE DAS PESSOAS DE ADOTAR. Todavia, o problema maior não é esse. O problema maior que está precisando de dinheiro público, são programas para CONHECER A REALIDADE DAS MÃES DAS CRIANÇAS QUE ESTÃO NO ABRIGO E PARA DESCOBRIR MANEIRAS DE AJUDÁ-LAS. Tudo isso para que aquelas outras 25.786 crianças que não estão passíveis de adoção tenham uma chance de voltar para suas mães, para suas famílias e assim não viver em abrigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário