domingo, 18 de janeiro de 2015

Ciudade del Este, Paraguai

É um "submundo"! É o prenúncio do "fim do mundo". É um horror, suja, bagunçada, barulhenta. Direitos humanos não devem existir ali. É um atraso total, porém, é o terceiro centro comercial mais movimentado do mundo, perdendo apenas para Miami e Hong Kong. PODE?

Estou falando daquela região do livre comércio, logo ao término da Ponte da Amizade. Pelo resultado que essa ponte trouxe - ampliação do comércio naquele local - mais parece PONTE DO INIMIGO, tamanho é o descalabro vivido ali.

Que me desculpem os Paraguaios, mas aquele local é UM HORROR.

Todavia, veja o comentário de um garçom Paraguaio que me atendeu no Hotel Viale, em Foz: "aquilo é uma vergonha para os Paraguaios; é um chiqueiro; se acabassem com aquilo me deixaria feliz".

Não obstante, a brasileirada corre de um lado pro outro daquelas ruas sujas buscando mercadorias; buscando vantagens. Comercialmente elas existem pois uma caneta que em Balneário Camboriú/SC, Brasil compro por 67 reais, ali paguei 6. Mas a caneta é produzida em Taiwan [!] onde direitos  humanos e trabalhistas são ainda uma quimera. Então, não sei bem qual é a vantagem que se tem com essa zona de livre comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário