Para quem pensa que advogados não sofrem com a prestação de serviço que o poder judiciário catarinense - como todos os demais do país - oferece aos jurisdicionados, aí vai meu desabafo, fruto, certamente, desses 29 anos de profissão.
Estou em função de um processo [apenas para citar UM exemplo], em que falta somente a assinatura do juiz para liberação de um alvará. Já fui 7 vezes ao FÓRUM, neste mês de maio: foram 7 vezes que usei o tempo da servidora [ou estagiária, a gente nunca sabe] ou do chefe de cartório. Tudo inútil. Já pedi para outro colega ir no meu lugar e já telefonei 2 vezes.
Com todo respeito Senhor Presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina: não é possível respeitar isso !!!
Quem está dizendo isso, além de Advogada, é uma "contribuinte", ou seja, aquela que paga impostos que é usado para pagar os salários daquele Juiz, daquela servidora [ou estagiária] e de Vossa Excelência.
Com todo respeito também, Senhor Presidente, de nada adianta a explicação "de que a juíza titular está em licença maternidade"; ou que "faltam juízes"; ou "que faltam servidores". ISSO EU SEI, COMO TODO O RESTANTE DA POPULAÇÃO DE SANTA CATARINA. Mas, e daí? Quem resolve isso? Não são vocês, que são regiamente remunerados para prestar esse serviço?
Esse desabafo ocorre depois de tantos anos trabalhando como Advogada; depois de centenas de situações semelhantes.
Vamos ao fórum com certo desgosto pois somos atendidos por 'jovens' estudantes de direito que já se sentem autoridades; que não tem - SALVO AQUELAS RARAS EXCEÇÕES - consideração, conhecimento, respeito ou valor por seus semelhantes e seus futuros colegas, acaso venham a ingressar na Advocacia.
Falar diretamente com o juiz é quase uma loteria: de um lado estão porque estão sempre tão ocupados, de outro, como advogada tenho consciência de que toda interrupção representa mais perda de tempo.
Todos tem desculpas para tudo e nada se resolve.
Sinceramente, não é sem razão que as pessoas, de um modo geral, não tem mais respeito por uma sentença judicial; por um magistrado; pela advocacia e pelo próprio poder judiciário.
Lamento esse desabafo, sinceramente.
A justiça do Trabalho é exemplo a ser seguida pela Justiça Comum...ai vai: Um dia para expedição de alvará!!! O processo não fica parado na mão de ninguém...todos que pegam o processo já dão andamento...cada um sabe sua função!!
ResponderExcluirEm Camboriú, a 2a. Vara Cível está sem juiz. Quando questionamos sobre uma solução para isso, a resposta é: NÃO SE TEM PREVISÃO. Enquanto isso ficamos sem juízes, processos parados, um total descaso com os advogados e as partes do processo. Uma vergonha.
ResponderExcluir