"... todos os atos humanos possuem um caráter ético, porque são atos de constituição do mundo humano; "noção de ética tem a ver com a nossa preocupação a respeito das consequências de nossas ações na vida de outros seres humanos que aceitamos em coexistência conosco"! (pág. 38 - Diálogos com Reggio Emilia, Carla Rinaldi, ed. Paz&Terra, 2006).
Nota: REGGIO EMILIA é uma cidade no nordeste da Itália. Antes conhecida pela qualidade de seu vinho, hoje é referencial de excelência no campo da educação.
Fiquei pensando nessa frase. ética tem a ver com a nossa preocupação a respeito das consequências de nossas ações na vida de outros seres humanos ...
Já pensou? Para o comum dos mortais ética é uma virtude que não é comum. Ou seja, nós do povo - com todas as exceções, é lógico - não somos muito afetos à prática de atos éticos. Até aí, é compreensível, pois podemos considerar todos os fatores que explicam isso, tais como: pouca escola; nenhuma escola; pobreza; miséria; desigualdade de renda; desigualdades sociais, enfim .... Como que alguém a quem falta 'pão' pode agir com ética?? Só um caso raro, com certeza, que existem, eu sei, mas são raros.
Todavia, o que dizer daqueles que se auto intitulam "porta vozes da ética", como algumas autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Advocacia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário