terça-feira, 29 de maio de 2012

ATO FALHO OU PENSAMOS ASSIM?



Assim circulou essa matéria: ´"DOAÇÃO"! Não seria "adoção"?

Pelo que lí não. É pior. Tem gente pensando assim. E, pior ainda, tem gente do Poder Judiciário pensando assim.

Não obstante o que prevê a Lei (ECA e CCB), quero registrar minha discordância pois não consigo entender a figura da "doação de um ser humano".

No caso da matéria trata-se de um questionamento sobre o quê fazer se uma mãe "desistir" de "doar" seu filho.

O Poder Judiciário, pelo menos aqui em SC, tem trabalhado com um projeto que tenta conscientizar mães (carentes) a "DOAREM ESPONTANEAMENTE SEUS FILHOS".

Tem até um cartaz chamando a atenção sobre isso que já postei aqui no blog.

Com a devida licença, tem um "quê" de racismo nisso.






sábado, 26 de maio de 2012

ESTÁ PRONTO O LIVRO SOBRE A CASA DA CRIANÇA

Acabei nesse instânte: 01:49 do dia 27/05/2012.
Agora só falta acrescentar as fotos e entregar para o REVISOR, João!

Também vou franquear a leitura, antes da publicação, há alguns dos personagens nele citados, não obstante somente com a iniciais.

Depois disso, com ou sem modificações, será encaminhado para publicação.

terça-feira, 22 de maio de 2012

PLANETA PERDE 12% DA BIODIVERSIDADE ....

Hoje, dia 22 de maio, é comemorado em todo mundo o Dia Internacional da Biodiversidade. A data é celebrada desde que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. A importância do tema é tanta, que a organização declarou esta como a década da Biodiversidade (2011-2020).
A biodiversidade refere-se à variedade de vida no planeta Terra, mas também pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela é formada por uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida, o que significa dizer que varia de acordo com as diferentes regiões.
O holofote dedicado ao tema deve-se não somente a importância da conservação da biodiversidade para a manutenção da vida humana, mas, principalmente, devido ao uso desordenado dos recursos naturais para sustentar um padrão de vida danoso a Terra.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

"CONTRA UM MUNDO MELHOR" Obra de Luiz Felipe Pondé

A cada dia que passa fica mais difícil acreditar que realmente desejamos um mundo melhor.

Pág. 64: "Na filosofia antiga grega, Platão, Aristóteles, estoicos ou epicuristas sempre pensaram em termos de virtudes, e não valores. Virtude é um conceito que descreve o esforço de uma pessoa em controlar sua vontade e seus desejos em nome de alguma conduta específica: ser corajoso (combater o medo), ser generoso (combater o egoísmo), ser justo (combater a crueldade e a indiferença com o sofrimento alheio), ser metódico (combater o caos interior), ser trabalhador (combater a preguiça), ser fiel (combater a traição amorosa). Para haver virtude é necessário haver combate, sofrimento, dor. Não há virtude no vácuo da agonia. Um dos traços bregas de nossa época é supor que se pode ter vida moral sendo feliz. .."

VOLTAMOS A LUTA

Parabéns à XUXA pela dignidade de que se mostrou portadora por revelar o abuso que sofreu na infância.

E que isso sirva para diminuir a hipocrisia que graça nesse meio !

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ESSA NOTÍCIA ESTÁ CIRCULANDO PELOS JORNAIS

Racha na OAB

Fechou o tempo na última reunião do conselho estadual da OAB-SC. Os conselheiros federais Paulo Brincas e Rafael Horn condenaram o tratamento dispensado pela seccional aos presidentes das subseções de Joinville e Balneário Camboriú, os advogados Miguel Teixeira e Reti Jane Popelier, que estão sendo submetidos a sindicâncias sigilosas.

Questionaram também a postura do vice-presidente Márcio Vicari, que recentemente negou pedido de vistas feito por Teixeira em processo administrativo de sindicância. Vicari se defendeu alegando que sua decisão está baseada em jurisprudência.

Em réplica, Horn repudiou a decisão de Vicari e argumentou que ela contraria a histórica luta da Ordem contra autoridades que negam a advogados o acesso a processos. Nunca foi tão clara a divisão na OAB.

//
Fonte: A NOTÍCIA DE 18/05/2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A FÉ NA SALA DE AULA

O ensino religioso nos Estados brasileiros:

Bahia, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo: As leis estaduais permitem que o ensino seja direcionado para uma única crença, que deve estar de acordo com a fé dos alunos ou dos seus responsáveis.

Acre, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte: Nesses Estados, as aulas devem ter conteúdos sobre várias crenças religiosas, escolhidas com base nas religiões majoritárias.

Alagos, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins: As aulas não devem tratar de crenças específicas, e sim de valores morais mais amplos, como perdão e paz.


Fonte: ISTO É, idem anterior, pág. 71

O profissional que o mercado quer

O mundo do trabalho vive sua maior transformação desde a Revolução Industrial e busca um novo tipo de pessoas. Agora o que vale mais é ter formação diversificada, ser versátil, autônomo, conectado e dono de um espírito empreendedor.

Cientista condena festas com bexigas: "Fico muito, muito irritado".

O cientista inglês Oleg Kirichek estudava feixes de nêutrons em seu laboratório quando, impelido por uma inesperada circunstância, teve de abandonar os experimentos. Faltava-lhe um ítem básico para o funcionamento dos equipamentos: o gás hélio.
Ele ficou irritado: "Esse gás se esvai todos os dias nas festas de aniversário, em milhões de bexigas multicoloridas. Aniversários que nada servem à ciência. Isso é muito, muito estúpido". O gás hélio é abundante no universo, mas raro na Terra.


Fonte: ISTOÉ, idem anterior

DE CELSO AMORIM





"A COMISSÃO DA VERDADE É O EPÍLOGO DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA" !



Fonte: ISTOÉ, 2212, 4/4/12, pág 6

FRASES DE MILLOR FERNANDES

QUANDO DUAS PESSOAS ODEIAM A MESMA PESSOA, TÊM A IMPRESSÃO DE QUE SE ESTIMAM!

ERRANDO É QUE SE APRENDE. A ERRAR!

ANIVERSÁRIO É UMA FESTA PARA TE LEMBRAR DO QUE RESTA!

ME ARRANCAM TUDO A FORÇA E DEPOIS ME CHAMAM DE CONTRIBUINTE!

LIVRAI-ME DA JUSTIÇA, QUE DOS MALFEITORES ME LIVRO EU!


Fonte: VEJA, 2263, 4/4/12, PÁG. 143/146

HOSPITAIS

O setor de saúde responde atualmente por 8,4% do PIB do País, gera cerca de 4,5 milhões de empregos e é constituído por cerca de 6.800 hospitais. Se esses números são experssivos, os impactos ambientais são igualmente relevantes. No entanto, como são milhares de unidades hospitalares distribuídas pelo País, os impactos ambientais passam muitas vezes despercebidos.



Fonte: ENSTEIN SAÚDE

Opinião de PEDRO SIMON

"ANTES, COLOCAVAM-SE NO MINISTÉRIO OS MELHORES NOMES DO PARLAMENTO.
HOJE, O MINISTÉRIO CONSEGUE SER PIOR DO QUE A MÉDIA DO PRÓPRIO PARLAMENTO, QUE BEIRA A MEDIOCRIDADE. NO ESFORÇO DE ELEGER DILMA ROUSSEF PRESIDENTE, VALEU TUDO."


Fonte: VEJA, 2263, 4/4/12, pág. 20

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

A Advogada sino-americana Karen Tse quer acabar com a tortura no mundo. Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz por criar o Grameen Bank, em Bangladesh, oferecendo microcrédito para os pobres e enfraquecendo os agiotas. Joaquim Melo ajudou a criar o Banco Palmas, que virou um ícone da economia solidária no Conjunto Palmeira, na periferia de Fortaleza.
Esses são alguns dos cases que compõem o documentário de Mara Mourão sobre empreendedorismo social, um negócio que visa também transformar e melhorar a realidade. Na analogia feliz do filme, a diferença com o empreendedorismo privado é como a do frescobol com o tênis: enquanto o tenista tem de vencer o oponente, no frescobol, só há jogo se os dois lados colaborarem um com o outro.
QUEM SE IMPORTA? mostra que o empreendedorismo social não é um dom. Ele abrange a pessoa mais humilde de uma vila pobre e o milionário da mais rica, todos com uma inspiração: um grande incômodo em relação à situação atual da sociedeade.
A obra de Mara Mourão não é só uma exposição de histórias bonitas e comoventes. Por meio de uma narrativa lógica e bem-humorada, o filme inspira e dissemina ideais poderosas para a invenção de um mundo um pouco mais humano.



Fonte: Revista Planeta, 475, 04/12, pág. 72

SONHO NO DESERTO

Abastecer 15% da Europa com energia renovável, solar e eólica, vinda do deserto do Saara e do Oriente Médio em 2050. Esse é o ambicioso plano do consórcio Desertec, que dará seu primeiro passo este ano, no Marrocos. Para vingar, entretanto, obstáculos consideráveis terão de ser superados. ... um deles é a burocracia!!!



Fonte: Revista Planeta, 475, 04/12, pág35

MANIFESTO POR UM BRASIL MAIS RICO, NÃO MAIS CARO

De Ricardo Amorin (fonte = idem anterior, pag 130)

".......

O governo deve, sim, adotar medidas enérgicas para elevar a competitividade do País. Para isso, precisa cortar gastos públicos excessivos e de péssima qualidade. Somos pouco competitivos e nossos preços são elevados porque, no Brasil, compramos o produto ou o serviços e pagamos junto nosso governo gastão.

........ "

SOLUÇÃO ANIMAL

CÃES QUE DETECTAM VAZAMENTOS DE PETRÓLEO SÃO OS NOVOS MEMBROS DE UMA ELITE DE BICHOS TREINADOS PARA PROTEGER O PLANETA CONTRA A AÇÃO DO HOMEM .... E nos EUA - por conta do desemprego - estão sendo 'abandonados'. Pode?


Fonte: IstoÉ, 2213, pag. 109

FELICIDADE NO LUGAR DO PIB

A felicidade como indicador de deenvolvimento mundial. A ideia pareceria tão distante quanto o Butão (único país a aplicá-la), se não tivesse saído de um dicurso do renomado economista americado Joseph Stiglitz - ele é Prêmio Nobel de Economia. A FELICIDADE INTERNA BRUTA defendida por Stiglitz, ao contrário do "limitado conceito de Produto Interno Bruto", está centrada em aftores como "renda, estresse, saúde física e mental". Stiglitz expôs sua teoria na ONU. Deverá ser debatida na Conferência RIO+20.




Fonte: IstoÉ, 2213 - 11/04/2012, PÁG. 26

segunda-feira, 14 de maio de 2012

PESSOAS CARISMÁTICAS GANHAM MAIS

A importância do carisma para o sucesso na carreira sempre foi um tópico intrigante e controverso. Será que profissionais carismáticos são mais bem sucedidos do que aqueles que não têm esse perfil? Segundo Olivia Fox Cabane, autora do livro The Charisma Myth – How Anyone Can Master the Art and Science of Personal Magnetism, ainda sem tradução para o português, a resposta é: com certeza!

 Segundo Olivia, pessoas que têm carisma causam impacto no mundo, seja começando novos projetos, novas empresas e até novos impérios. Exageros a parte, a autora defende que ser carismático traz benefícios que ultrapassam as salas de reunião. "Pessoas carismáticas são imediatamente notadas quando entram em uma sala, têm mais opções no campo amoroso, ganham mais dinheiro e são menos estressadas", diz ela.

No campo profissional, afirma Olivia, ter essa "habilidade social" pode determinar se você é visto como um seguidor ou líder, se suas ideias são aceitas e colocadas em prática, e se seus projetos são implantados. Apresentar uma fórmula pronta do sucesso pode causar desconfiança nos mais céticos, porém, o segredo para conquistar esse perfil é ser capaz de transmitir uma mensagem carismática para as outras pessoas. "O carisma é fundamental para os negócios, esteja você se candidatando a um novo emprego ou tentando ser promovido", categoriza Cabane.

E as vantagens no trabalho não param por aí: "Independentemente do cargo ocupado, pessoas carismáticas recebem avaliações de desempenho superiores, além de salários mais altos e mais oportunidades de promoção", afirma Olivia, que já ministrou palestras sobre o tema em universidades como Stanford, no MIT e na Universidade de Berkeley.

Mente afiada - Se você pensou que carisma é algo que ou você tem ou não tem, está muito enganado. Além de autora do livro, Olivia Fox Cabane é especialista em ensinar a arte do magnetismo pessoal e, na publicação, mostra como aprender a dominar essa 'competência social' e aplicá-la ao seu dia a dia.

Pesquisas recentes mostram, relata a escritora, que o carisma é resultado de algumas mensagens enviadas através da linguagem corporal, e não parte de uma personalidade inerente. Essa é uma das razões pelas quais o nível de carisma pode variar: sua presença depende de alguém demonstrar ou não tais comportamentos. É também por esse motivo que qualquer pessoa pode aprender a ser carismático. 

A técnica descrita por Cabane para alcançar uma verdadeira personalidade carismática começa ensinando a sua mente a passar as mensagens corretas para o seu cérebro que, por sua vez, interferem na sua linguagem corporal, resultando em uma personalidade genuinamente carismática. 

Um dos truques mentais ensinados pela especialista, que tem como objetivo transmitir mais confiança, baseia-se em imaginar que seu peito está inchado como a de um gorila. Inconscientemente, essa visualização está agindo diretamente no cérebro, levando sua linguagem corporal a um estado carismático instantâneo.

Fonte: Windos msn

Sobre assistência judiciária

A Diretoria da 15ª Subseção da OAB/SC posicionou-se durante o ano de 2011 a favor da implantação da DEFENSORIA PÚBLICA no Estado de Santa Catarina.
Por conta dessa posição fomos hostilizados por vários.
Veio a decisão do STF declarando inconstitucional o modelo de assistência judiciária praticado em Santa Catarina, via convênio com a OAB/SC.
No Colégio de Presidentes da OAB/SC em Laguna a Diretoria Estadual criticou a decisão do STF e os Presidentes de Subseções lá reunidos decidiram, com orientação da Direção Estadual, realizar assembléias em suas Comarcas para consultar os Advogados e Advogadas sobre a suspensão da prestação dos serviços à população.
Nossa assembléia ocorreu semana passada e os Advogados e Advogadas DECIDIRAM NÃO SUSPENDER A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO.

Permitam-me dizer: NOSSA DIRETORIA TEM COERÊNCIA, pois quando da discussão a respeito do modelo vigente nos posicionamos de acordo com o que determina a Constituição Federal e, no momento em que a discussão era manter ou suspender o serviço, optamos por NÃO suspender em respeito à decisão do STF.

RECOMEÇA A SEMANA ...

E retorno à presidência da 15ª Subseção. Dr. Leandro M. Hannibal e Dr. Juliano Mandeli Moreira dirigiram a Subseção nos últimos dois meses e, juntamente com os demais Diretores e funcionários, cumpriram rigorosamente com todos os compromissos e realizaram uma excelente gestão.

Nesses dois meses consegui dar início a organização do EVENTO QUE A OAB/SC/BC pretende realizar em JULHO do corrente ano, trazendo para esta parceria os CONSELHOS MUNICIPAIS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; DA MULHER E DO IDOSO, e também, os quatro centros universitários de nossa cidade: UNIVALI, UDESC, AVANTIS e SOCIESC. Alguns palestrantes de nível nacional já confirmaram, e a grande questão será: POR QUÊ AINDA BATEMOS NA CRIANÇA, NA MULHER E NO IDOSO?

Existem vários assuntos em andamento e um deles que interessa totalmente aos Advogados e Advogadas é a reunião de nossa Diretoria que já está agendada com a Presidência do TJSC, ocasião em que levaremos ao Presidente as queixas da categoria quanto a situação da prestação jurisdicional em nossa Comarca que, não obstante o valor dos Magistrados aqui lotados, é péssima.

Acesse informações através de nosso site: http://www.oab-bc.org.br/

domingo, 13 de maio de 2012

ALGUMAS FOTOS

FABULOSA EQUIPE DA SUBSEÇÃO DA OAB/SC DE BC QUE PREPAROU TODA A SEDE PARA RECEBER AS ADVOGADAS MÃES. PARABÉNS LORENA, JUCINEI E MICHELLE

PROFESSOR ÁLVARO (CURSO DE DIREITO DA UNIVALI) VAI PARTICIPAR DO EVENTO DE JULHO SOBRE O DIREITO DA CRIANÇA/ADOLESCENTE, MULHER E IDOSO


PROFESSORA MARIA ESTHER, DA UDESC, TAMBÉM PARTICIPARÁ DO EVENTO DE JULHO, COM A OAB/SC/BC E OS CONSELHOS MUNICIPAIS



terça-feira, 8 de maio de 2012

AULA NA OAB DE BALNEÁRIO

HOJE A DESEMBARGADORA SALETE SOMARIVA VÊM DAR UMA AULA EM NOSSA SUBSEÇÃO. SER[A AS 19:30 HS NA SEDE DA OAB/SC DE BALNEÁRIO

segunda-feira, 7 de maio de 2012

NOTICIA PARA ADVOGADOS DA ASSISTENCIA JUDICIÁRIA

Secretaria afirma que repasses continuam

A Secretaria de Justiça informou, ontem, que o sistema de pagamento aos advogados que prestam assistência jurídica não será modificado e que a quitação da dívida de R$ 95 milhões será discutida “em momento oportuno". Em reunião na quinta-feira, OAB, Judiciário e Ministério Público manifestaram preocupação com a transição dos serviços até a criação da defensoria pública. (p.6)


Fonte: Resenha Diária do site do TJSC

domingo, 6 de maio de 2012

CONCORDO, MAS NÃO PRECISO ESPERAR A VELHICE CHEGAR PARA DIZER ISSO!


Rubem Alves 

Para pessoas inteligentes

Rubem Alves - colunista da Folha de S. Paulo ...

"Mesmo o mais corajoso entre nós só raramente tem coragem para aquilo que ele realmente conhece", observou Nietzsche.
É o meu caso.
Muitos pensamentos meus, eu guardei em segredo. Por medo.
Alberto Camus, leitor de Nietzsche, acrescentou um detalhe acerca da hora em que a coragem chega: "Só tardiamente ganhamos a coragem de assumir aquilo que sabemos".
Tardiamente. Na velhice. Como estou velho, ganhei coragem.
Vou dizer aquilo sobre o que me calei:
"O povo unido jamais será vencido", é disso que eu tenho medo.
Em tempos passados, invocava-se o nome de Deus como fundamento da ordem política. Mas Deus foi exilado e o "povo" tomou o seu lugar: a democracia é o governo do povo.
Não sei se foi bom negócio; o fato é que a vontade do povo, além de não ser confiável, é de uma imensa mediocridade. Basta ver os programas de TV que o povo prefere.
A Teologia da Libertação sacralizou o povo como instrumento de libertação histórica.
Nada mais distante dos textos bíblicos.
Na Bíblia, o povo e Deus andam sempre em direções opostas.
Bastou que Moisés, líder, se distraísse na montanha para que o povo, na planície, se integrasse à adoração de um bezerro de ouro.
Voltando das alturas, Moisés ficou tão furioso que quebrou as tábuas com os Dez Mandamentos.
E a história do profeta Oséias, homem apaixonado!
Seu coração se derretia ao contemplar o rosto da mulher que amava!
Mas ela tinha outras ideias. Amava a prostituição. Pulava de amante e amante enquanto o amor de Oséias pulava de perdão a perdão.
Até que ela o abandonou.
Passado muito tempo, Oséias perambulava solitário pelo mercado de escravos. E o que foi que viu? Viu a sua amada sendo vendida como escrava. Oséias não teve dúvidas. Comprou-a e disse: "Agora você será minha para sempre.".
Pois o profeta transformou a sua desdita amorosa numa parábola do amor de Deus.
Deus era o amante apaixonado. O povo era a prostituta. Ele amava a prostituta, mas sabia que ela não era confiável.
O povo preferia os falsos profetas aos verdadeiros, porque os falsos profetas lhe contavam mentiras.
As mentiras são doces; a verdade é amarga.
Os políticos romanos sabiam que o povo se enrola com pão e circo.
No tempo dos romanos, o circo eram os cristãos sendo devorados pelos leões.
E como o povo gostava de ver o sangue e ouvir os gritos!
As coisas mudaram.
Os cristãos, de comida para os leões, se transformaram em donos do circo.
O circo cristão era diferente: judeus, bruxas e hereges sendo queimados em praças públicas.
As praças ficavam apinhadas com o povo em festa, se alegrando com o cheiro de churrasco e os gritos.
Reinhold Niebuhr, teólogo moral protestante, no seu livro "O Homem Moral e a Sociedade Imoral" observa que os indivíduos, isolados, têm consciência. São seres morais.
Sentem-se "responsáveis" por aquilo que fazem.
Mas quando passam a pertencer a um grupo, a razão é silenciada pelas emoções coletivas.
Indivíduos que, isoladamente, são incapazes de fazer mal a uma borboleta, se incorporados a um grupo tornam-se capazes dos atos mais cruéis.
Participam de linchamentos, são capazes de pôr fogo num índio adormecido e de jogar uma bomba no meio da torcida do time rival.
Indivíduos são seres morais.
Mas o povo não é moral. O povo é uma prostituta que se vende a preço baixo.
Seria maravilhoso se o povo agisse de forma racional, segundo a verdade e segundo os interesses da coletividade.
É sobre esse pressuposto que se constrói a democracia.
Mas uma das características do povo é a facilidade com que ele é enganado.
O povo é movido pelo poder das imagens e não pelo poder da razão.
Quem decide as eleições e a democracia são os produtores de imagens.
Os votos, nas eleições, dizem quem é o artista que produz as imagens mais sedutoras.
O povo não pensa. Somente os indivíduos pensam.
Mas o povo detesta os indivíduos que se recusam a ser assimilados à coletividade.
Uma coisa é a massa de manobra sobre a qual os espertos trabalham.
Nem Freud, nem Nietzsche e nem Jesus Cristo confiavam no povo.
Jesus foi crucificado pelo voto popular, que elegeu Barrabás.
Durante a revolução cultural, na China de Mao-Tse-Tung, o povo queimava violinos em nome da verdade proletária.
Não sei que outras coisas o povo é capaz de queimar.
O nazismo era um movimento popular. O povo alemão amava o Führer.
O povo, unido, jamais será vencido!
Tenho vários gostos que não são populares. Alguns já me acusaram de gostos aristocráticos. Mas, que posso fazer?
Gosto de Bach, de Brahms, de Fernando Pessoa, de Nietzsche, de Saramago, de silêncio; não gosto de churrasco, não gosto de rock, não gosto de música sertaneja, não gosto de futebol.
Tenho medo de que, num eventual triunfo do gosto do povo, eu venha a ser obrigado a queimar os meus gostos e a engolir sapos e a brincar de "boca-de-forno", à semelhança do que aconteceu na China.
De vez em quando, raramente, o povo fica bonito.
Mas, para que esse acontecimento raro aconteça, é preciso que um poeta entoe uma canção e o povo escute:
"Caminhando e cantando e seguindo a canção.".
Isso é tarefa para os artistas e educadores.
O povo que amo não é uma realidade, é uma esperança.

Rubem Alves

sábado, 5 de maio de 2012

MAIS UMA PROVA DA ESTUPÍDEZ REINANTE

A PALAVRA VIOLÊNCIA VEM DO TERMO LATINO VIS QUE SIGNIFICA FORÇA.

Segundo Muller (Jean-marie, A NÃO VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO, 2006), "Ao mesmo tempo, deemos enteder essa violência como provocativa, ou apelo (a etimologia da palavra ''provocação" é a forma latina do verbo provocare, formado por pro, "antes" e vocare, "chamar"). A violência tem suas raízes na dor e sua função é a de um pedido de socorro. A violência é aquilo que não consegue falar, mas consegue ao menos dar um grito. É perciso ouvi-lo em vez de condená-lo. Se ouvissemos de fato dificilmente teríamos tempo para condenações. O necessário, portanto, é estarmos prontos para responder a esse apelo, pois em última instância a violência é a expressão do desejo de comunicar-se, da necessidade de diálogo. Os que lançam mão da violência estão rejeitando uma sociedade que os rejeitou, e é tarefa da sociedade ouvir seu apelo. Esforçar-se para compreender não significa que "vale tudo". Ao contrário, entender a violência é também proibí-la. Essa violência é sinal de que aqueles que se entregaram a ela não foram capazes de encontrar limites; estão simultaneamente pedindo para que lhes sejam impostos limites."

VOU ENCHER O "TEU" SACO ....

Agora que estou lendo a obra de André Viana Custódio, vou reproduzir alguns parágrafos para fazer um CONTRAPONTO com a estupídez desse "povo da justiça da infância", no caso da CASA DA CRIANÇA DO BRASIL:

Diz André:

"Nesse cenário de desigualdades sociais, note-se que o processo de institucionalização de crianças apresentou características de natureza caritativa, assistencialista e filantrópica. Embora no País tenham existido mobilizações que se preocupavam com a criança órfã, o que mais se destacou foram políticas repressivas com a finalidade de afastar a visibilidade das precárias condições a que eram submetidas"
(ob. cit. pág. 12).

Com isso quero mostrar o contraponto: A CASA DA CRIANÇA DO BRASIL INSISTIA EM FICAR ABERTA, FICAR EXPOSTA AS PESSOAS JUSTAMENTE PARA PERMITIR VISIBILIDADE SOBRE AS CONDIÇÕES EM QUE CUIDAVAMOS DAS CRIANÇAS LÁ ABRIGADAS.

JUSTIÇA RESTAURATIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Começo a ler a obra de André Viana Custódio, Marli Marlene Moraes da Costa e Rosane Teresinha Carvalho Porto (2010) e que propõe a análise do tema A PARTIR DA TEORIA DA PROTEÇÃO INTEGRAL à criança e ao adolescente.

André Viana Custório é Diretor da Faculdade Avantis, de Balneário Camboriú, SC.

Já da introdução extraio:

"A teoria de base do presente traablho foi a de Habermas, com a teoria da Ação Comunicativa e Michel Foucault, que propõe em suas obras uma reflexão sobre o discurso como estratégia do poder dominante, focalizando as instituições, em especial instituições prisionais e judiciárias, que refutam e despersonalizam o sujeito. "


sexta-feira, 4 de maio de 2012

SUICÍDIO, MODO DE USAR

Esse é o título do artigo de Barbara Gancia, que saiu hoje na FOLHA.
Dele extrai alguns trechos. Veja só:

"Nossa molecada está doente."

"De 1980 a 2000, no grupo dos 15 aos 24 anos, o suicídio cresceu impressionantes 1900%. E os índices continuam subindo. Por quê?
Bulimina, anorexia, automutilação, dependência, violência doméstica, abuso físico e sexual, haveria uma série de argumentos para explicar o fenômeno."

"Cerca de 75% dos problemas mentais começam a se desenvolver entre os 12 e os 24 anos, diz. E nós não estamos prestando atenção."

"Um estudo epigenético observou dois grupos de ratos. Uma mãe com filhotes que cuidava deles e outra que não olhava para os seus. Constatou-se que o sistema neuroendócrino dos ratinhos que foram protegidos desenvolveu-se melhor, prova de que o ambiente é um fator determinante no desenvolvimento mental."

"Pois recentemente o FDA (Food and Drug Administration, órgão que regula a venda de medicamentos nos Estados Unidos) começou a questionar a efetividade de se ministrar antidepressivos a pacientes jovens."

"O que se discute é que em uma população mais propensa a comportamentos de risco, a retirada do medicamento depois de um período de uso prolongado pode ter consequências. De uma hora para a outra, aquele jovem vulnerável que estava amparado da dor pelo medicamento ficará muito mais exposto à falta de estrutura para lidar com a frustração."

POIS É!!!

Eu tenho conhecimento de que crianças e adolescentes aqui em BC (aqueles que o Estado finge proteger) , recebiam receitas fornecidas pela rede pública de saúde para uso de um medicamento conhecido como RITALINA. Era o "método" que algumas escolas usavam para "acalmar" meninos e meninas mais "exaltados".

Veja o que isso significa:

Ritalina, usos e abusos
O remédio para hiperativos ganha adeptos entre executivos, estudantes e moças que querem emagrecer

Anna Paula Buchalla
Utilizado em larga escala nos Estados Unidos, o remédio Ritalina experimenta um aumento de consumo surpreendente no Brasil. O número de prescrições do medicamento, um estimulante para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, mais que dobrou nos últimos dois anos.
Mas o "sossega leão" tem um lado perverso: o dos excessos. Pais acusam escolas de rotular suas crianças de hiperativas indiscriminadamente, antes mesmo de obter um diagnóstico médico. Tudo porque os professores, segundo esses pais, não teriam paciência, nem disposição, para controlar crianças irrequietas – mas não necessariamente com desequilíbrio na química cerebral – na sala de aula. Tais escolas, por sua vez, alegam que seus professores são suficientemente treinados para identificar o problema. Há que levar em conta, ainda, que pais impacientes andam utilizando o diagnóstico de hiperatividade como desculpa para entupir seus filhos de remédio e mantê-los, dessa forma, sossegados. Tanto é assim que o medicamento foi batizado de "droga da obediência". "É freqüente que os pais peçam aos médicos que aumentem a dose de Ritalina ou não a interrompam durante as férias", diz a psicóloga carioca Marise Corrêa Netto.
A hiperatividade infantil costuma aparecer entre os 3 e os 5 anos. O distúrbio é três vezes mais comum em meninos. Pesquisas feitas nos Estados Unidos mostraram que até um terço dos garotos em idade escolar naquele país usa Ritalina, embora muitos deles não precisem. Um estudo recente da Universidade Estadual de Campinas revelou que, de um grupo de crianças diagnosticadas com hiperatividade, 23% não exibiam problemas de aprendizado. Ou seja, provavelmente estavam sendo tratadas de um distúrbio do qual não sofriam. Vários educadores acreditam que se rotulam muitas crianças de hiperativas só porque elas são bagunceiras. "É preciso tomar muito cuidado com a medicalização da educação", diz a psicanalista carioca Christiane Vilhena, especialista em desenvolvimento infantil.

fonte: VEJA ON LINE

EU NA CASA DA CRIANÇA SEMPRE PROTESTEI CONTRA O USO DESSA PORCARIA. E HAVIA QUEM SE "CHATEASSE" COMIGO !!!
MEUS DEUSES, hoje "soube" por terceiros o que está acontecendo no hospital Ruth Cardoso em Balneário Camboriú, SC.

Eu não vou acreditar de imediato, mas faço questão de acompanhar o resultado final dessa novela!

Manchetes de hoje do Estadão

Dólar avança e sustenta cotação acima de R$ 1,90

Banco do Brasil anuncia 3ª redução de juros para pessoas físicas em um mês

Mudança na poupança começa a valer nessa sexta para novos depósitos

Inadimplência entre paulistanos é a maior desde 2007, diz Fecomercio-SP




TEM SACANAGEM D+ NESSE PAÍS

Ontem recebi um relato de um colega Advogado, muito envolvido com assuntos comunitários. CHL são as iniciais de seu nome, que só não revelo por não ter pedido autorização dele, afinal, ele anda por vários corredores e conversa com várias tribos.
Ele não é um "X9", não se preocupem, mas, articulado, colhe e passa informações.

PRA ALEGRAR

EVENTO EM JULHO

VAMOS REALIZAR UM EVENTO IMPORTANTE NO MES DE JULHO.
OAB/SC/BC, UNIVALI, UDESC, AVANTIS, SOCIESC .....
+ CONSELHOS MUNICIPAIS DA CRIANÇA/ADOLESCENTE, DO IDOSO E DA MULHER.

AJUDE A DIVULGAR.

CIDADES TURISTICAS MAL SINALIZADAS

Tenho circulado por cidades próximas.
Se fosse uma turista não voltaria, porque são muito mal sinalizadas essas cidades.
Vai ver é pq hoje tem o tal GPS ......

TEMPO, TEMPO, TEMPO .....

Não dá mais tempo pra nada, a não ser lembrar as "senhas" que você precisa para fechar sua casa; abrir seu escritório; acionar seu celular; ligar seu computador; acessar seu blog; acessar seu face; acessar seus emails.