Há muito tempo não fazia isso: descansar, na cama, lendo, escrevendo, assistindo televisão .... em um sábado a tarde CHUVOSO.
É um ambiente propício para a reflexão.
Pois então, agora há pouco li uma frase no facebook de uma pessoa que respeito, [Raciel Gonçalves Junior], que diz assim: ATUALMENTE A SUA MENTE ATUA OU MENTE? E me pus a pensar ... lembrar ... pensar .... e concluí: Eu tenho uma mente que atua e mente, como de resto todos os seres humanos tem. Nossas mentes atuam [e mentem] permanentemente, isso é indiscutível. A questão que me fez escrever é decorrente disso, mas não é sobre isso, ou seja, que nossas mentes atuam [e mentem] eu e você sabemos. O que quero falar É NO QUE ATUAM e NO QUE MEMTEM! Sobre isso é que quero escrever.
E, a respeito escolhi o tema INFÂNCIA.
Passeando pelos jornais, pela internet, pelo face .. vemos diversos assuntos, milhares, bilhares de assuntos envolvendo crianças. Há, HOJE, felizmente, uma nova cultura sendo gestada em nossa sociedade, uma cultura que vê a criança com outros olhos, sob outro ponto de vista. Todavia, a realidade da infância, regra geral, É DRAMÁTICA, VIOLENTA, ABSURDA, SUFICIENTE PARA - SE NÃO MUDAR - CONTINUARMOS A CONSTRUÇÃO DESSA CIVILIZAÇÃO DOENTE E PROBLEMÁTICA QUE COMPOMOS.
Daí, seguiremos com o mesmo repertório, a mesma pauta HÁ MILHARES DE ANOS: reivindicações, reivindicações e reivindicações .. E A ÚNICA COISA QUE MUDARÁ CONTINUARÁ A SER "O CALENDÁRIO".
Não estou sendo pessimista ou dramática. Estou sendo realista. Ora, as civilizações se renovam permanentemente através das crianças e, não obstante todos os avanços científicos, políticos, filosóficos, religiosos, culturais, técnicos, tecnológicos e etc ..... continuamos relegando milhares de crianças a condições dramáticas, violentas e absurdas.
Penso que todos os poderes de todos os países deveriam se dedicar a acabar com isso e só voltar a tratar de outros temas depois de ter atingido 100% de erradicação, total, plena, completa, de toda forma de violência contra a criança.
Em UMA ou DUAS GERAÇÕES, outra seria a humanidade.
E por quê não fazemos isso? Por quê ? Porque cada um de nós é um indivíduo, com liberdade de escolha e cada um de nós tem escolhido outras prioridades. Aqueles que escolheram a infância como prioridade entendem o que estou dizendo. Então, acabar com essa realidade significa, penso, oferecer aos indivíduos informações para que concluam, com liberdade, que a criança é o que há de mais importante sobre a face da terra, e que ela deve ser criada com amor, segurança, respeito, liberdade.
Como diz a frase: A CRIANÇA QUE VIVE COM A VIRTUDE, APRENDE A SER JUSTA. A QUE VIVE COM ELOGIO APRENDE A DAR VALOR. A QUE VIVE COM GENEROSIDADE APRENDE A REPARTIR.
Virtudes, elogios, generosidades .... isso é o que todos dizem que são e fazem.
Então, ATUAM e MENTEM. É isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário