sábado, 28 de abril de 2012

COLABORAÇÃO DO DR. JULIANO

frases que destaquei, aleatoriamente, no belíssimo discurso de posse, na Presidência do STF, de 19.04.12, do Ministro, poeta e constitucionalista, Carlos Ayres Brito (aconselho que leiam o lindo e profundo discurso na íntegra – aqui vai apenas um aperitivo...):

1. “a nação governa permanentemente quem governa transitoriamente.”

2. “...a menina dos olhos da nossa Constituição é a democracia....”

3. “A silhueta da verdade só assenta em vestidos transparentes.”

4. “... não basta aos parlamentares e aos chefes de Poder Executivo a legitimidade pela investidura. É preciso ainda a legitimidade pelo exercício ...”

5. “...os magistrados não governam. O que eles fazem é evitar o desgoverno, quando para tanto provocados.”

6. “Mais que impor respeito, o Judiciário tem que se impor ao respeito.”

7. “Todos nós magistrados, quando vamos nos recolher à noite, para o merecido sono, dizemos mentalmente ou inconscientemente,´Senhor, não nos deixeis cair em tanta ação´.”

8. “... os magistrados, fazem do compromisso de posse uma jura de amor. E têm que transformar seus pré-requisitos de investidura – como o notável saber jurídico e a reputação ilibada – em permanentes requisitos de desempenho.”

9. “Quem tem o rei na barriga um dia morre de parto”.


Um comentário:

  1. Caríssima - Tempos atrás o Ministro trouxe outra frase esplendorosa - "Não tenho metas e nem objetivos. Tenho principios. Só não sei onde eles irão me levar." Algo assim. Mas mesmo assim, marca de grandeza de caráter.

    ResponderExcluir