quinta-feira, 11 de agosto de 2011

HOJE É DIA DE VÁRIAS COMEMORAÇÕES

A que eu vou destacar é o DIA DO ADVOGADO.
Essa data marca a criação dos cursos jurídicos no país, coisa pra lá de importante, fundamental, eu diria, pois abriu-se ali a fronteira para uma formação de excelência para milhares de pessoas que, concluindo o curso de Direito podem optar por permanecer com a condição de Bacharel, podem tentar obter o registro junto a Ordem dos Advogados, podem participar de concursos para diversos cargos públicos entre os quais a Magistratura.
26 anos atrás eu obtive a graduação como Bacharel e me inscrevi na OAB. Sou Advogada, desde então, 24 horas por dia.
Sempre defendi  que nos aproximariamos de uma sociedade ideal se a todos fosse possibilitado o acesso ao bacharelado em Direito, pois é impressionante quanto esse curso amplia o pensamento, abre as janelas do conhecimento e prepara o cidadão para ser um agente da sociedade.
Mas isso somente já não é mais  motivo de comemoração.
O curso de Direito se tornou um EXCELENTE NEGÓCIO (bem nesse sentido mesmo). Proliferaram-se cursos e mais cursos por todo o país cujo foco era e é, ainda, o LUCRO e quando isso acontece a QUALIDADE fica necessariamente em segundo lugar. E a qualidade tem a ver com a FORMAÇÃO do futuro Advogado, do futuro Juiz, do futuro Promotor, do futuro Procurador Público, do futuro Delegado, etc, e todos esses profissionais passam a DECIDIR SUA VIDA, passam a decidir sobre a vida alheia, sobre a vida na comunidade, etc... etc...
Falando assim, numa nota tão simples, isso não parece tão preocupante, mas na prática as consequências são assustadoras.
A OAB tem se manifestado e inclusive possui uma COMISSÃO específica que acompanha e avalia os cursos jurídicos existentes e os novos, opinando criticamente. Mas a proliferação de cursinhos até aqui já causou estragos por conta de profissionais que foram disponibilizados sem a menor condição de atuar, tanto como advogados quanto como juízes, promotores, delegados e etc...
Agora estamos - com essa formação discutível - sendo obrigados a aceitar o PROCESSO DIGITAL. (Ainda não sei quem é que está ganhando com isso), mas não é, certamente, o povo que representamos - pelo menos não aqui no andar térreo.
O ADVOGADO(A) É UM AGENTE DA SOCIEDADE e por conta disso tem que ser crítico, estudioso, cuidadoso, estratégico, corajoso, independente, livre e acima de tudo saber que DIREITO É UMA QUESTÃO DE BOM SENSO.
TENHO ORGULHO PLENO POR SER ADVOGADA!!!

Um comentário:

  1. Prezada Jane!
    Eu também tenho orgulho de ser advogada, o sou desde 1992, lutando para manter sempre minha independência, meus conhecimentos, construindo minha história. No entanto, penso que temos muito o que lutar para podermos resgatar uma OAB da qual tenhamos orgulho, pois ultimamente ela tem servido para uns poucos e não para a Classe! Mas vamos em frente, sei que estás a muito nessa caminhada e digo que te acompanho, embora aqui de Blumenau. Um abraço e FELIZ DIA DO ADVOGADO!

    ResponderExcluir